A instalação propõe pensar o espaço numa situação inversa, em que o espectador só possa ver de fora para dentro a fim de potencializar pensamentos de interior e exterior, espaço ocupado e através das cores refletir sobre os vários pontos de vista que um mesmo céu pode ter.
A intenção da instalação é pensar o espaço do pátio escolar, pensar as formas fechadas e os empecilhos e restrições que são impostas pela ocupação. Oferecer aos envolvidos possibilidades de refletir sobre cores e o céu, criando oralmente novas possibilidades de aquisição de conhecimentos, promoção de sentimentos e entendimento da experiência.
Material:
Papelão
Celofane de várias cores
Tecido
Inversas janelas
Casa é o mundo.
Pela janela o interior
Interior do ser
Interior o ter
Interior do saber
Ser o que?
Ter o que?
Saber o que?
Imerso no mundo.
Submerso no eu.
Mergulhado em sonhos velhos.
Vidraças embaçadas.
Mágoas pintadas.
Ranço encruado.
Vidraça, vidro, janela espelho de alma.
Janela que mostra
Meu horizonte.
Céu em Cores
Através de a janela perceber o céu, ver e rever em cores. Ampliar o olhar para diversas faces de um mesmo céu captando detalhes, observando sombras, possibilitando ainda ver e ser visto em cores por espectadores em outras janelas. Circular pelas janelas, podendo somente ver de fora para dentro, obstruindo o adentrar, tocar.
Olho na vidraça.
Vidraça no olho.
Referências eletrônicas:
http://www.celipoesias.net/textos-reflexao/janelas-da-vida09.htm
http://pt.shvoong.com/humanities/1690034-jos%C3%A9-saramago-em-janela-
da/
http://www.ensaiosababelados.com.br/janela-indiscreta-e-o-panoptico/
http://www.youtube.com/watch?v=EyOcrtCwekM
http://pt.shvoong.com/humanities/1690034-jos%C3%A9-saramago-em-janela-
da/#ixzz1z335QCFt
http://www.pucsp.br/artecidade/novo/ac1/20.htm