3 de julho de 2009

DIÁRIO DE BORDO - REFLEXÃO DA SEMANA


De tudo o que li sobre portifólio, o título acima foi o que mais se assemelhou com o meu processo. Estou embarcando num mundo novo. “A arte aliada a tecnologia.
Todos esperam que exista uma mudança radical na educação ; sem se dar conta que as mudanças começam quando cada um dá a sua parcela e faz a sua mudança de comportamento.
No entanto causa medo, dúvida, insegurança e inibição de se expor neste novo mundo por saber que se está sendo analisado, avaliado e visitado.
O portifólio tem um papel importante na educação e na vida que é descobrir o fazendo que funciona como suporte nos aproxima do mundo das informações , pois com poucos cliques temos acessos a muitos conteúdos.
Ele tornou-se um espaço de construção, pensamento, criação, interpretação, reflexão e disposição; e não deve ser somente um repositório de informações, mas sim um ambiente para organizar o que se aprendeu, como se aprendeu e deve servir de instrumento de avaliação, mostrando o quanto se está envolvido na aprendizagem.
Possui uma postura processual que ajuda na habilidade de avaliar e fazer escolhas, favorecendo a flexibilidade de pensamentos, criatividade e de colaboração.
É também um eixo organizador de trabalho favorecendo a parceria, ampliando o diálogo e a auto avaliação, conseguindo reunir a teoria e a prática.
Nele o aluno faz uma avaliação mais exigente consigo mesmo,, analisando a sua trajetória e o progresso obtido através da transmissão de conhecimentos e aprendizagem construída individual e coletiva.
EM SUMA O ALUNO É O AUTOR E LEITOR DE SI MESMO.