28 de julho de 2009

PRÁTICA PEDAGÓGICA

PÁTICAS PEDAGÓGICAS

Professor que pensa sobre sua prática, que elabora um saber docente em cima da prática ou experiência que só se transforma em conhecimento se passar por uma análise sistemática. (Antônio Nóvoa).
É preciso refletir sobre todas as atividades realizadas na escola de forma contínua e de maneira individual e grupal para que todos caminhem para a construção do conhecimento.
Pensar no aluno a partir do aluno. (Tania Marques)
É importante no conhecimento e aprendizagem a partir do que o aluno sabe, do que ele pensa e do que é importante para ele, afim de que estes conhecimentos não fiquem fragmentados e deslocados de sua vida; ou seja sem utilidade.
O papel do professor é estimular a ação pela busca do conhecimento. (Jean Piaget)
O professor deve esquecer que um dia a máxima era: O professor ensina e o aluno aprende. Nos dias de hoje cabe ao professor fazer o aluno tornar-se sujeito de sua aprendizagem e construção do conhecimento.
As crianças não estão sendo preparadas para a vida e em outra vivendo. (Jonh Dewey)
A vida é aqui e agora e as aulas devem ter isso como ponto de partida, pois o momento é agora, não que as coisas não possam ser reversíveis, mas exige muito mais mudar a postura e a maneira de ver o mundo depois da construção utópica feita do mundo desvinculado do saber escolar.
O conhecimento não se transfere, se constrói. (Paulo Freire)
Através da busca, da reflexão e da motivação do professor e do aluno é que deve acontecer o conhecimento. Não é uma busca solitária, mas uma busca construída com base na realidade conhecida, refletida, e repensada em sala de aula.
Dentre as idéias apresentadas acima considero importantes para nortear minha prática docente. Vejo a importância de refletir sobre o que faço e procuro analisar individual e coletivamente para que a escola como um todo cresça e caminhe junto nesta caminhada. Procuro não esquecer que o foco do conhecimento e do aprendizado é o aluno; é por ele e para ele que estou lá. A tarefa de estimular a busca do conhecimento não é uma tarefa fácil, porque os alunos querem pronto ou não querem nada porque o refletir, pensar, criticar é um desafio muito grande. Em função de muitas vezes não ter claro a idéia de que os alunos vivem o aqui e que muitas vezes possuem mais informações que eu (embora não saibam o que fazer com elas), procuro preparar minhas aulas de forma inovadora, criativa e instigante para que o aluno tenha estímulo pela busca do conhecimento e analise as informações que possui; mas é utopia achar que consigo atingir a todos, por isso estou sempre buscando fazer mais e melhor.