16 de julho de 2011

ARTE

Educar para compreender arte precisa passar pela desconstrução do que nos foi estabelecido ao longo dos anos, exigindo novos valores, estimulando a reflexão e a problematização.
Ao ler os textos nos deparamos com a arte, principalmente contemporânea, por ser vasta, aberta, sem convenções pré-estabelecidas e livre, proporcionando uma reflexão profunda do que é arte, e a construção de novos conhecimentos, através de perguntas e não respostas, não fornecendo saídas ou soluções. A contemporaneidade proporciona espaço para ampliar a interpretação e a compreensão da arte através do viés econômico, social e cultural.
Na contemporaneidade é preciso aprender a ser provocativo, questionador, transcorrer o subjetivo, interpretar, expressar e atribuir sentidos e estar aberto a todas as culturas e diversidades.
A arte tem o atributo de nos ajudar e aos alunos no exercício do senso crítico diante das imagens que nos são impostas diariamente, muitas vezes sem nos darmos conta.
É necessário educar o olhar diante de todas as tecnologias, para que possamos absorver e compreender e dar sentido ao que enxergamos.