16 de julho de 2011

PCNs

A partir dos PCNs a arte ganhou dimensão com novo olhar, com modalidades e adaptações que relevaram peculariedades culturais de cada região.
Com os PCNs obteve uma nova visão, com avanços na arte-educação, quanto à questão estética e a formação dos alunos.
É importante que pesquisadores/educadores intensifiquem cada vez mais os estudos, construindo sínteses que possibilitem novas orientações e encaminhamentos nas escolas.
O PCN de Arte contribuiu para ampliar e aprofundar o ensino de arte nas escolas, criando a inserção da cultura nacional e internacional trabalhando com apreciação e reflexão.
O PCN enfatiza a necessidade de interconexão entre arte e educação contemporânea.
Proporciona uma nova visão da escola e dos espaços culturais, proporcionando produção com fruição, possibilitando experienciação.
Os PCNs aprofundam a arte em quatro linguagens:
Artes visuais
Dança
Música
Teatro
Proporcionaram a necessidade de discussão do currículo e do papel do arte-educador, sua formação.
Tem como objetivo que o aluno aprecie e conheça arte e a importância dos processos estéticos e criativos, passando pela compreensão dos valores essenciais a formação e desenvolvimento do ser humano e que estes extrapolem a sala de aula.
A arte é uma área do conhecimento com objetivos e conteúdos próprios. Dentre eles:
Valorizar o bem artístico e o patrimônio cultural
Respeitar e apreciar em produções artísticas e culturais.
Respeitar a própria produção e a dos colegas e refletindo sobre o processo de criação
Conhecer biografias de artistas e suas produções.
Desenvolver o uso de materiais artísticos
Expressar-se por meio das diversas linguagens artísticas
Na avaliação formativa é preciso considerar conhecimentos prévios e criar novos desafios. O professor deve observar e avaliar o caminho percorrido pelo aluno para planejar intervenções, construções e novos saberes estéticos e artísticos.
A escola deve ser o espaço de reflexão do saber e da criação utilizando uma pratica pedagógica subsidiada por teorias.
A arte deve levar o aluno à compreensão do mundo que não é estável e encontra-se sempre em transformação, pedindo mudanças paradigmas e referencias a cada momento. Conhecendo e criando o aluno agrega flexibilidade e ousadia em suas experiências que levam a aprendizagem em um mundo em mutação.
A arte proporciona a construção de conhecimento por meio de poblematizações e contextualizações, viabilizando o estudo das temáticas transversais.
Em 2000 os PCN’s para o Ensino Médio, foram publicados ampliando o embasamento teórico em relação à arte baseado na proposta triangular: apreciar, contextualizar e produzir.
As diferentes manifestações artísticas estiveram longe da sala de aula, deixando de produzir cultura e conhecimento dentro das escolas, afastando a compreensão da estética e a reflexão.
Os PCNs colocam a arte em igualdade com as outras disciplinas, com objetivos que criam e instigam oportunidades para que o conhecimento ocorra de forma significativa
Apresenta as habilidades e competências de forma a articular com as demais disciplinas, apresentando o exercício da cidadania e da ética como meio de desenvolvimento da cidadania.
Para que os PCNs tenham sucesso é necessário que professores leiam e o utilizem como guia para que suas práticas sejam estimulantes e tenham significado para os alunos.
Os PCNs consideram a contemporaneidade dentro das escolas como uma constante, exigindo envolvimento, desenvolvimento humano e tecnológico, de forma a dar conta das demandas existentes em nossa socie