18 de agosto de 2012

CENOGRAFIA


A cenografia consiste no projeto e composição dos elementos cênicos  de um espetáculo teatral, cinematográfico ou televisivo. 
A cenografia é formada por elementos das artes visuais tais como: cor,  textura, estilo, luz, pintura, desenho, gravura, fotografia e, forma que tem como  objetivo caracterizar e ambientar a sinopse, a cenografia delimita o espaço do  palco tridimensionalmente sendo um elemento visual do espetáculo.  
 Na   cenografia   a   luz   é   um   precioso   elemento   em   sua   composição,  provoca a cor e suas nuances, contrastes, e a profundidade que são elementos  favorecedores da unidade entre o espetáculo e o cenário. 
Como nas Artes Visuais a cenografia também precisa ter a compreensão  à cerca de um espaço, espaço este que deve ser ocupado, com a criação e  uso de elementos visuais. No espetáculo, a cenografia é um elemento visual,  assim como o figurino, o som, a montagem, os efeitos especiais e tudo isso  para compor imagens. 
As relações entre a cenografia e artes visuais estão intimamente ligadas,  pois as composições cenográficas utilizam os elementos e períodos das artes  visuais   para   sua   composição.   Este   trabalho   exige   do   cenógrafo   estes  conhecimentos, que junto com o diretor e a sinopse resultam na escolha do  estilo e dos elementos para a composição.  
Em   um   espetáculo   teatral   percebemos   que   muitos   elementos   fazem  parte   da   cenografia   como   os   atores,   figurino,   iluminação   e   sonoplastia.   A  cenografia  se  diferencia  do  cenário  teatral,   pois  evidencia a  decoração do  ambiente, enquanto a cenografia é a arte de organizar o espaço cênico, com a  função   de   mostrar   o   espaço   dramático   da   apresentação   da   cena.  Ultrapassando   a   ornamentação   para   ser   um   trabalho   de   criação   e  desenvolvimento do cenário e sua atmosfera para o espetáculo.