Baseado na prancha construída por mim, que aborda duas obras modernas e duas contemporâneas foi criado um baralho com 52 cartas, em que podem ser feitas diversas associações e permitem a ampliação através da inclusão de mais obras ou palavras que se relacionem com as mesmas.
É preciso que os alunos tenham tido pelo menos uma vez acesso às obras para que possam utilizar o jogo. Os artistas e obras do jogo são:
• Candido Portinari e a Obra Retirantes de 1944
• Yanagi Yukinori e a Obra Eurasia de 2000/2001
• Tarsila do Amaral e a Obra Operários de 1933.
• Vik Muniz e a Obra Marat (Sebastião) de 2008
Materiais:
52 cartas em papel branco e firme coberto com plástico autocolante para aumentar a durabilidade.
Objetivos:
Inspirar o interesse pela arte de forma lúdica, competitiva e divertida, levando em conta desenvolvimento cultural e social do aluno e fortalecendo a formação do cidadão através da reflexão.
Ampliar o repertório estético.
Memorizar as obras trabalhadas.
Reconhecer materiais, suportes e artistas.
Distinguir palavras chaves relativas às obras.
Perceber que palavras chaves podem ser encaixadas em mais de uma obra.
Regras do jogo:
• Cada baralho permite até quatro jogadores.
• Um dos participantes embaralha as cartas e distribui nove para cada jogador.
• As cartas que restarem deverão ser colocadas no centro da mesa com a face voltada para baixo, que servirá para que os participantes comprem as cartas.
• Os participantes devem analisa r as cartas recebidas e fazerem as associações possíveis como: obra, artista, suporte, palavras chaves, período, ano.
• O participante que estiver do lado esquerdo começa comprando uma carta do monte. Depois escolhe uma para ser descartada. O próximo participante pode escolher entre a carta descartada ou comprar uma e assim sucessivamente.
• Cada jogador que formar três associações deverá largar na mesa para que os outros analisem se está correta.
• Para ganhar o jogo o participante precisa completar as três associações.
• Quando o participante estive r esperando para formar a última associação ele pode aproveitar a carta descartada por qualquer participante.
• O jogo deve seguir em frente até que todos os participantes consigam realizar as associações.
• Será vencedor do jogo o participante que após as quatro rodadas
obtiverem o maior número de pontos, sendo que em cada rodada o primeiro que terminar ganha dez pontos, o segundo ganha sete pontos e o terceiro quatro pontos.